A utilização de aditivos de óleo diesel permite aumentar a eficácia do motor. Entenda os benefícios dessa prática. 

Não é segredo que o petróleo é uma das principais matérias-primas da atualidade. Seus derivados possuem os mais diversos usos e estão presentes na vida de todos. Não é à toa que a busca por esse recurso vem crescendo. O Brasil, por exemplo, é o sétimo maior consumidor de derivados de petróleo do mundo.

A crise mundial do petróleo na década de 1970 foi um evento que causou profundos impactos na economia mundial. A partir disso, a indústria automobilística dos países de primeiro mundo passou a se esforçar para produzir recursos que sejam capazes de minimizar os gastos de combustível. Engenheiros e técnicos do setor desenvolveram inúmeras melhorias no processo de combustão dos veículos, criando uma geração de motores muito mais econômicos. 

Porém, melhores motores exigem melhores combustíveis. Afinal, de nada adianta ter uma máquina potente se você não a alimenta da maneira correta. Por isso, junto a esse processo, as matérias energéticas para a combustão também passaram a ser aperfeiçoadas. Foi nesse cenário que surgiram os aditivos de óleo diesel

Desde 2003, a Petrobras vem direcionando seus esforços para modernizar as refinarias, melhorar a qualidade dos produtos e processar mais óleo nacional. A qualidade do óleo diesel produzido é um fator que a estatal busca consolidar cada vez mais. Mas, para acompanhar essa constante evolução, surgem também diversas empresas e marcas de aditivos no mercado, visando melhorar ainda mais o produto.

Diante da grande popularização dos aditivos de óleo diesel, saber mais sobre o assunto se tornou necessário para qualquer um que tenha contato com veículos e frotas. Quer saber o que são essas substâncias, e como elas ajudam a aumentar a eficácia dos motores? 

Nas próximas linhas nós explicamos. Acompanhe!

Aditivo de óleo diesel: o que é?

De acordo com a ANP, aditivos são “substâncias ou misturas de substâncias utilizadas em pequenas proporções e capazes de agregar benefícios ao óleo diesel, sem, no entanto, comprometer sua qualidade em outros parâmetros de qualidade/ segurança.”

Os aditivos podem ser compostos apenas pelo princípio ativo, ou estar conectados a diluentes e fluídos carreadores. Eles cumprem diferentes funções, como lubrificação de engrenagens, prevenção de ferrugem, economia de combustível, limpeza de válvulas, e aumento do número de cetano. 

Mas, de forma resumida, seu grande fim é melhorar e prolongar o funcionamento e a vida útil do motor.

As propriedades dos aditivos de óleo diesel

Os aditivos de óleo diesel possuem cinco funcionalidades: 

Função dispersante

A função dispersante é o que previne o agrupamento e precipitação de partículas insolúveis. Na prática, isso garante uma melhor combustão e maior durabilidade do motor, pois há menos acúmulo de resíduos. 

Função anticorrosiva

Essa funcionalidade é responsável por evitar a corrosão das partes metálicas do sistema de combustível por eventuais presenças de água. Dessa forma, o sistema de armazenagem fica protegido.

Função desemulsificante

Essa função melhora o processo de drenagem e de limpeza do sistema de tanques de armazenamento, uma vez que impede a emulsão de 

Função detergente

Essa é a funcionalidade que previne o aumento de consumo e das emissões durante a vida útil do motor, pois diminui a formação de depósitos no sistema de injeção.

Antiespumante

Como o próprio nome já diz, a função antiespumante diminui a formação de espuma no momento do abastecimento. Isso faz com que a operação seja realizada mais rapidamente e de forma adequada, evitando a formação de espuma que poderia acarretar em uma perda de volume de tanque. 

Como o óleo diesel aditivado é usado?

O óleo diesel no Brasil, com ou sem aditivos, pode ser dividido em três principais setores: 

  • Transportes: representa mais de 75% do total consumido;
  • Agropecuário: diz respeito a aproximadamente 16% do consumo;
  • Transformação (indústrias): corresponde a 5% do consumo do país.

É claro que essa substância é utilizada também por consumidores finais, no abastecimento de carros. Mas, no país, esse derivado do petróleo tem seu uso de destaque profundamente ligado ao transporte de cargas. 

Já na indústria, seu uso costuma estar vinculado ao funcionamento dos geradores elétricos para o aquecimento de caldeiras.

Muitas vezes, o problema não é o motor, mas sim o que está dentro dele

O óleo diesel de baixa qualidade é aquele que contém impurezas ou que não recebeu o tratamento adequado. Além de diminuir o rendimento do combustível, essa substância pode levar a gastos excessivos com manutenção e reparos.

Um setor que costuma sofrer com isso é o agrícola. Diante da grande frota que esse segmento precisa ter sob controle, é comum que nem todos os equipamentos sejam abastecidos da maneira correta. Assim, muitos elementos como bicos, filtros, unidades injetoras, e bombas costumam ser trocados ou reparados com frequência, gerando um ciclo vicioso de gastos para a empresa.

É claro que o motor precisa de manutenção de tempos em tempos, mas o ponto aqui é que muitas organizações estão prestando atenção no lugar errado. É comum acreditar que os filtros, bicos e outras peças precisam de reparos constantes porque são de baixa qualidade, quando na verdade o vilão da história é o diesel de baixa qualidade. 

O que ainda falta é uma conscientização acerca dos aditivos, para que assim seja possível alocar esforços e recursos de forma inteligente.

Quais os benefícios de usar aditivos de óleo diesel?

Em primeiro lugar, temos a redução de custos de manutenção, que está diretamente ligada ao tópico acima. As funcionalidades dos aditivos de óleo diesel promovem diversas melhorias no funcionamento do motor, otimizando seu uso. Isso possibilita que as manutenções sejam mais espaçadas.

É verdade que serão necessárias algumas idas ao mecânico, mas para garantir que o veículo rode milhares de quilômetros sem grandes problemas, nada melhor que o próprio carburante. Afinal, ele está sempre em contato com as partes móveis do motor. Ou seja, o combustível pode (e deve) ser o seu melhor aliado para garantir a lubrificação, limpeza, e rendimento do motor. Você só precisa adicionar a ele a substância certa.

Outra vantagem do uso de aditivos de óleo diesel é que eles ajudam a preservar o motor dos efeitos do calor nos tubos de aspiração e na câmara que faz a combustão. Muitas pessoas se esquecem desse ponto e pensam que é apenas a água que prejudica o aproveitamento dos combustíveis. Mas um ponto especial que merece atenção nesse sentido é a válvula de admissão, que precisa suportar uma enorme diferença de temperatura quando o motor está ligado. 

Essa diferença de temperatura, quando em contato com o combustível, gera o acúmulo de carvão no motor. Para prevenir isso, os aditivos possuem capacidades que dissolvem esses sedimentos, limpando as válvulas e evitando a formação de novas crostas.

Além disso, os aditivos ajudam a reduzir a emissão de gases poluentes, como monóxido de carbono e dióxido de enxofre. 

Conte com a Carboroil

A Carboroil possui licença de Operação da Cetesb e autorização da ANP para atuar com abastecimento de diesel e querosene para diversos segmentos do mercado, como transportadoras, frotistas, empresas e obras, cuidando do transporte, entrega e armazenamento do combustível.

Se você ficou curioso sobre o tema e quer saber qual a melhor opção de combustível para os seus veículos, entre em contato conosco!  

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar este site, assumiremos que concorda com nossa Política de Privacidade.