Nos últimos anos, tenta-se ao máximo diminuir os impactos ambientais. Pensando nisso, os gestores de frotas desenvolveram maneiras de emitir menos poluição e trabalhar de forma mais ecológica.

Para diminuir a emissão de agentes tóxicos ao meio-ambiente foi desenvolvido um produto chamado Arla 32. O seu uso é obrigatório em caminhões e veículos de grande porte.

Para entender melhor do que se trata o Arla 32 e por que ele é obrigatório, continue lendo!

O que é o Arla 32?

A substância inodora e incolor chamada de Arla 32 é uma solução de ureia e água desmineralizada. Ela recebe esse nome pois é a sigla para Agente Redutor Líquido Automotivo e contém 32,5% de uréia de alta pureza, conhecida também como uréia técnica.

A uréia de alta pureza reage quimicamente dentro do catalisador dos veículos que possuem o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) e torna o Arla 32 um grande aliado na diminuição da emissão dos poluentes ao meio-ambiente. A substância é pulverizada na tubulação do escapamento e reage com a fumaça residual da combustão do motor e transforma os óxidos de nitrogênio em nitrogênio e água, que são inofensivos ao meio-ambiente.

Você pode gostar de ler também: Entenda o que é, o que faz um TRR e se é vantajoso para você

Como utilizar o Arla 32?

Os veículos mais novos já possuem o sistema SCR instalados de fábrica, e o reservatório para o Arla 32 fica geralmente ao lado do tanque de combustível. A substância não deve ser misturada ao diesel, ela é injetada automaticamente na exaustão.

A quantidade é definida pelo fabricante do veículo, mas a média é de 5% do volume do diesel, ou seja, 1 litro de Arla 32 para cada 20 litros de diesel. Deve ser reaplicada sempre que o painel do veículo sinalizar a necessidade, tendo o motorista até 48 horas para reabastecer. Se não houver o abastecimento de Arla 32, o veículo perde potência até o limite de 40%.

O Arla 32 é obrigatório!

Todos os caminhões produzidos no Brasil desde 2012 são obrigados a saírem da fábrica com o sistema de SCR e a utilizar o Arla 32. A norma que prevê isso se chama PROCONVE –  Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. O objetivo da PROCONVE é a diminuição da emissão de NOx, substância altamente poluente, responsável pelo aumento dos casos de asma.
Muitos caminhoneiros ainda resistem ao uso do Arla 32. Porém, deixar de utilizar a substância pode acarretar a problemas técnicos no veículo, além de ser considerado crime e resultar em multa de até R$ 50 milhões aos infratores.

Confira também o artigo Transporte de diesel fora do tanque: ilegal e perigoso

Onde eu encontro Arla 32?

Agora que você sabe das vantagens para o meio-ambiente e da obrigatoriedade do uso da Arla 32, você deve estar se perguntando onde encontrar essa substância. Você deve adquirir um produto de boa procedência, através de um revendedor autorizado e de confiança, para garantir um bom desempenho do veículo e não danificar o seu sistema de SCR.

Garanta sempre que o seu revendedor possua selo do INMETRO e segue a norma ISO 22241.Para isso, conte com a Carboroil, o seu Transportador-Revendedor-Retalhista com 51 anos de mercado! Peça o seu Arla 32, esteja dentro da legalidade e ainda contribua para o meio-ambiente. Fale conosco agora!

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar este site, assumiremos que concorda com nossa Política de Privacidade.