Assim como os cuidados especiais que devemos ter no tempo frio, o combustível diesel precisa de alguma atenção para ajudar a evitar problemas de solidificação.
Em temperaturas baixas, o que deveria ser a força vital de sua empresa pode, em vez disso, entupir seus motores, parando e impedindo que alguns motores deem partida.
Você depende de combustível para manter seu negócio funcionando com eficiência? Saiba os riscos a que seu diesel fica exposto com o tempo frio, e entenda a importância de tomar medidas preventivas para evitar substituições caras.
Por que acontece a solidificação do Diesel?
O diesel mais comum que conhecemos, utilizado para os veículos e maquinários em geral, possuem 12% de biodiesel em sua composição. Isso é feito para que haja menor impacto negativo em nosso meio ambiente. Entretanto, isso faz com que o combustível fique mais frágil no frio e fica com maior tendência a se solidificar.
Quando acontece a solidificação, isso dificulta a fluidez do óleo diese, que pode levar a entupimentos nos filtros, falha na ignição, perda da potência do motor, até mesmo a parada total.
Essas são apenas algumas das consequências, por isso, é importante comprar óleo diesel de qualidade e tomar muito cuidado na hora do manuseio e do armazenamento.
Já existe algum diesel feito para frio?
Existe sim! Existem algumas formulações que podem ser criadas para conseguir manter as propriedades do óleo diesel no frio rigoroso.
Lembrando que existem a formulação obrigatória de biodiesel exigida pelo governo, mesmo assim, essas fórmulas são confiáveis e indicados para qualquer cenário climático no Brasil.
Problemas do diesel no inverno
Gelatinoso
O óleo diesel se solidifica em baixas temperaturas porque contém cera de parafina – um componente importante que melhora sua viscosidade e lubrificação. Mas a lubrificação não é tão grande quando a cera engrossa com a queda de temperatura.
Em temperaturas normais, a cera é uma forma líquida oleosa no combustível. Mas quando a temperatura externa fica fria o suficiente e atinge o “ponto de nuvem”, a cera de parafina começa a se solidificar e se transforma em uma mistura turva, levando à solidificação do óleo diesel.
Se não for tratado, o problema se tornará tão avançado que a cera formará cristais que podem obstruir os filtros e linhas de combustível, impedindo seu fluxo e tornando o motor inútil.
Gelo
Durante o tempo frio, a água livre no combustível congela. Os cristais de gelo se comportam como cristais de cera, bloqueando filtros e tubos, causando desgaste abrasivo nos sistemas de combustível e impedindo o fluxo de combustível.
Para ajudar a evitar problemas de solidificação do diesel, suas propriedades precisam ser ajustadas sazonalmente para garantir um bom desempenho em baixas temperaturas.
O filtro de combustível deve ser trocado antes do inverno
Se você tem um equipamento com motor diesel, ao trocar (ou pelo menos limpar) o filtro de combustível antes do inverno, você pode protegê-lo de problemas graves. Dessa forma, você minimiza o risco de que os contaminantes acumulados no filtro sejam cobertos com gotas de água que congelam. O óleo precipita os cristais de parafina, que podem obstruir o filtro.
Existe uma maneira de evitar que o diesel solidifique?
A manutenção preventiva nos equipamentos é o primeiro passo para garantir que tudo funcione da melhor maneira sob baixas temperaturas.
Mas claro, não podemos esquecer que o combustível de qualidade é sempre a melhor opção, pois isso diminui as chances de congelamento no inverno. Importante saber qual a procedência do diesel que você está comprando, fazer o armazenamento correto e ter cuidado ao manusear o combustível de forma correta.
Conte com a Carboroil para adquirir combustível de qualidade, disponível 24 horas para a sua empresa.