Todos os combustíveis necessitam de cuidados maiores em relação ao seu transporte e armazenamento por serem líquidos inflamáveis, mas o diesel ainda tem suas particularidades. Se determinadas atitudes não forem tomadas na conservação e no transporte do diesel, uma série de problemas podem ocorrer, inclusive a danificação dos motores e sistemas de abastecimento.
Problemas que podem acontecer no transporte de diesel
Além dos riscos de explosão e contaminação do solo e afluentes envolvidos no transporte de diesel, há outros pontos muito importantes que devem ser considerados. O diesel, quando transportado em recipientes que não estejam limpos, secos e sem a incidência de luz, pode oxidar. Além disso, recipientes à base de cobre, chumbo, titânio, zinco ou feitos de aços revestidos de bronze e latão, podem provocar o surgimento de sedimentos no combustível, o que é altamente prejudicial para os motores e sistemas de combustível.
Sem contar que o transporte de diesel em automóveis comuns é ilegal e extremamente perigoso. Além de correr o risco do combustível vazar, impregnando o cheiro na parte interna do veículo por anos, os riscos de incêndio são altíssimos.
Veja também: Transporte de diesel fora do tanque: ilegal e perigoso.
A maneira correta de transportar o diesel
O transporte de diesel deve ser realizado por profissionais autorizados e empresas credenciadas pela ANP. Os protocolos de segurança devem ser seguidos à risca para que problemas sejam evitados. A Carboroil, além de ser autorizada a fazer este tipo de fornecimento, cumpre as normas e possui seguros que garantem ressarcimento de prejuízos caso algum problema aconteça.
Armazenamento de diesel: cuidados necessários
Devem ser tomados os cuidados necessários com o armazenamento de diesel para que sua qualidade seja preservada. Para isso, o tanque de combustível deve ser completamente limpo caso impurezas sejam detectadas no sistema. O ar presente nos tanques pode oxidar o combustível e a água favorece o aparecimento de material microbiológico. Este material, pode comprometer as tubulações e o filtro de combustível devido ao acúmulo da borra provocada pela presença do biodiesel no combustível. Por esta razão, o tanque deve ser drenado semanalmente a fim de garantir que o gerador funcione de maneira adequada, sem comprometer as bombas, filtros e tubulações.
Veja também: Abastecimento de geradores: 4 dicas rápidas e essenciais.
Também é importante salientar que a renovação periódica do diesel no tanque de combustível é benéfica, pois evita justamente que os problemas relacionados ao aparecimento de impurezas, conforme citados acima, ocorram. Procure ligar o sistema semanalmente para garantir o bom funcionamento.
Pronto para fazer o diesel durar mais e conservar o seu gerador?
Com essas dicas, fica muito mais fácil de garantir que o diesel renda mais no seu gerador e que todo o seu sistema mantenha-se melhor conservado, evitando problemas. A dica de ouro é ligar o gerador semanalmente. Dessa forma, você previne que problemas inesperados ocorram.
Conte com a Carboroil se precisar de diesel ou da limpeza do tanque!
A Carboroil possui o Diesel Express, que fornece diesel 24 horas em São Paulo*. Além disso, a limpeza do tanque de combustível é oferecida. Conte com uma equipe capacitada, que atende às normas de segurança e que tem autorização da ANP e da Cetesb. Fale conosco agora!