Entenda o processo de produção dos derivados de petróleo mais comuns e saiba para que são utilizados.

O petróleo é a fonte de energia mais consumida na atualidade e uma das principais matérias-primas do mundo. Sua relevância se dá, além da produção de energia, pelo grande destaque econômico. É um material utilizado na produção de plásticos, borracha, asfalto, tintas e detergentes, sendo vital para o funcionamento das indústrias.

A importância do petróleo cresceu ainda mais com a invenção dos motores movidos a gasolina e a diesel. Mas, ao contrário do que muitos pensam, essa matéria-prima vai além dos veículos e está presente na vida de todos nos mais diversos formatos. O petróleo faz parte, por exemplo, de cosméticos, produtos farmacêuticos, corantes, produtos de limpeza, e muito mais.

A participação do petróleo na produção dos mais diversos itens é possível por causa dos seus derivados, que são originados a partir do seu processamento. A seguir, vamos tratar sobre alguns deles.

O processo de refinamento do petróleo

A formação do petróleo se dá pela decomposição de matéria orgânica durante milhões de anos em bacias sedimentares. A substância fica presa em rochas porosas, e para conseguir extraí-la, é preciso perfurar as rochas até que o óleo suba para a superfície. Nesse processo, o petróleo é quase sempre acompanhado de sedimentos e gás.

Em sua forma bruta, o petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos. Para conseguir formar seus derivados, que serão utilizados pela indústria e consumidores no geral, é preciso separar esses hidrocarbonetos. Esse processo possui diversas fases e recebe o nome de refinamento. 

A produção de derivados de petróleo é um processo extremamente complexo, mas podemos dividi-lo em três grandes ciclos principais:

Destilação

Nesta etapa ocorre a separação dos derivados. Esquenta-se o petróleo até ele evaporar. Dentro da torre de destilação, esse vapor resfria em diferentes níveis e retorna ao estado líquido. Cada nível gera um determinado subproduto do petróleo. 

Conversão

Esse é o processo responsável por transformar as partes mais consistentes e de menor valor do petróleo em moléculas menores, originando os derivados mais nobres. Essa transformação aumenta o aproveitamento do petróleo.

Tratamento

Nessa fase final, o foco é adequar os derivados do petróleo à qualidade exigida pelo mercado. Cada subproduto irá determinar um processo de tratamento diferente.

A remoção de sedimentos como o enxofre, por exemplo, é feita em um desses processos.

Os principais derivados do petróleo e onde encontrá-los

O petróleo bruto, quando refinado, dá origem a matérias-primas essenciais para a rotina da população. A seguir listamos seus principais derivados e os seus respectivos usos:

Óleo Diesel

O diesel é obtido a partir da destilação fracionada do petróleo. Seu uso mais comum está relacionado ao setor rodoviário, sendo um dos principais combustíveis utilizados em carros, caminhões, e veículos em geral. 

Também é muito utilizado no setor industrial, com destaque para os geradores de energia elétrica, e em termoelétricas.

Leia também: vale a pena usar óleo diesel aditivado?

Plástico

O plástico é obtido a partir de um complexo processo de refinamento. Primeiro, o petróleo bruto origina moléculas de nafta, e a partir do refinamento dessa substância se obtém o plástico. 

O plástico é o derivado de petróleo cujo uso é o mais diverso. Embora seu uso esteja altamente associado a produtos de pouco valor, como embalagens, copos e sacolas, ele também é uma matéria-prima extremamente usada em praticamente todas as indústrias. 

Óleos lubrificantes

Os lubrificantes são muito usados no setor industrial, com destaque para o setor automobilístico. Seus usos são diversos, mas geralmente são substâncias usadas para reduzir o ruído, calor e desgaste dos equipamentos, garantindo um maior tempo de uso.

Esses são alguns dos derivados do petróleo. Só com eles, já dá para ter uma boa noção da importância que essa matéria-prima possui no mundo em que vivemos. Afinal, o que seria das nossas indústrias e cotidiano sem esses derivados?

banner-tabela-consumo-diesel

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar este site, assumiremos que concorda com nossa Política de Privacidade.