De modo geral, um gerador de energia é responsável por transformar energia mecânica em energia elétrica. Eles podem ser movidos através de vapor, água, vento ou combustíveis fósseis. Os geradores a diesel, cujo funcionamento explicaremos neste artigo, são os mais comuns por serem mais eficientes, além dos mais recomendados para quando se precisa de energia em caráter emergencial.
As partes de um gerador a diesel
Um gerador a diesel é formado por um motor, tanque, radiador, sistema de exaustão, baterias, cabeamento elétrico, transformador, além de um painel eletrônico de controle. De modo geral, o funcionamento de um gerador de energia assemelha-se muito ao de um carro. A diferença é que, no carro, apenas parte da energia mecânica produzida pelo motor é convertida em energia elétrica, através do alternador que alimenta a bateria do veículo, enquanto o restante da energia é usada para movimentar as rodas.
No gerador de energia, no entanto, também há um eixo que sai do motor para a geração de energia, mas ao invés deste eixo ser ligado às rodas, ele é acoplado a um dínamo, como na foto abaixo:
Dínamo gerador de energia
Convertendo energia mecânica em energia elétrica
A parte mais importante sobre saber como funciona um gerador de energia, é através do seu processo de conversão de energia mecânica para energia elétrica. Isto se dá através de um dínamo – um aparelho constituído por ímãs e bobinas – acoplado ao eixo de rotação do motor que, ao girar, acaba gerando uma corrente contínua. A quantidade do fornecimento de energia pelo gerador pode ser controlada manualmente ou automaticamente, dependendo do tipo de controle do sistema.
Depois da energia gerada, é hora de fornecê-la ao sistema
Depois do gerador de energia acionado e todo o processo interno de como funciona um gerador ser realizado, a energia gerada deve ser distribuída de forma proveitosa, através de um sistema elétrico bem montado em concomitância com o fornecimento elétrico padrão do sistema. Para isso, é necessário um plano energético adequado e de equilíbrio para que os fornecimentos se complementem e cumpram suas funções.
Lembrando da importância da manutenção adequada de geradores elétricos
Para que todo o processo de funcionamento do gerador elétrico ocorra bem e dentro dos parâmetros estabelecidos, a sua manutenção periódica é necessária. As revisões do sistema devem ser feitas, tal como a qualidade do combustível a ser utilizado. O tanque de combustível deve ser drenado e mantido limpo para não prejudicar todo o sistema. Essa manutenção do tanque pode ser um pouco complicada de fazer, mas fique tranquilo: a Carboroil oferece esse isso para você!
Agora vamos colocar o gerador de energia para funcionar!
Agora que você já sabe como funciona um gerador de energia, não esqueça de tomar os cuidados básicos disponíveis no nosso guia e de mantê-lo sempre bem abastecido para quando precisar acioná-lo. A Carboroil possui o Diesel Express, abastecimento 24 horas para geradores. Peça aqui seu orçamento e fique tranquilo!