O diesel comum é um dos combustíveis mais utilizados no Brasil, porém pouca gente se dá conta de que o mesmo possui algumas variantes.

Como exemplo, podemos citar o óleo diesel S10, ou até mesmo o diesel aditivado, sendo realmente importante, se você utiliza com frequência esse item, saber as especificidades de cada um.

Com isso em mente, nesse artigo iremos, justamente, estabelecer as diferenças entre o óleo diesel comum e o diesel S10.

Desse modo, para saber mais a respeito e tirar as suas dúvidas de uma vez por todas, confira o texto a seguir:

Entenda melhor: óleo diesel comum e óleo diesel S10

Antes de começarmos efetivamente, é essencial fazer uma pergunta: no que diz respeito a esse tema, você sabe dizer como combustíveis como esses são feitos?

Pois bem, primeiramente, é importante definir que tanto o óleo diesel comum quanto o óleo diesel S10 são combustíveis derivados do petróleo.

O mesmo, portanto, que se caracteriza pela sua coloração bastante escura, pode ser considerado um óleo natural, sendo empregado para os mais diversos fins.

Além dos óleos citados anteriormente, por exemplo, um de seus produtos derivados é a própria gasolina, que é o principal combustível utilizado por veículos de passeio no país.

Assim, feito, basicamente, de resíduos orgânicos acumulados durante milênios em bacias sedimentares, a muitas camadas abaixo do solo, o petróleo se relaciona com esse tema de forma muito próxima.

A partir de sua extração, que demanda uma série de esforços, inclusive, tempo, é possível dar início ao processo que origina o diesel.

Por sua vez, a este processo damos o nome de destilação fracionada, que consiste na separação de uma mistura homogênea através de seu ponto de ebulição, ou seja, da temperatura.

Para o diesel, esse número se encontra na faixa dos 220° aos 380° C, mas dependendo do componente isso pode variar.

Aproveitando o exemplo da gasolina, que foi anteriormente mencionada, esse número é algo próximo dos 150° C.

Usado esse método, há a criação do óleo diesel, cuja composição é formada especialmente por carbono e hidrogênio, mas também, com menos expressividade do que os outros dois, de enxofre, nitrogênio e oxigênio.

Feita essa introdução, podemos então finalmente diferenciar o óleo diesel comum do óleo diesel S10, pois o critério de classificação aqui diz respeito exatamente a um elemento que os constituem: o enxofre.

Logo, a principal diferença entre um e outro é a concentração em que os mesmos possuem.

Nesse sentido, o diesel comum pode ser também chamado de diesel S500, pois apresenta 500mg de enxofre para cada kg de óleo, enquanto o S10 apresenta apenas 10mg.

Mas, afinal, o que isso significa?

Esse dado é interessante uma vez que o enxofre tende a ser prejudicial tanto para os seres humanos quanto para o meio ambiente e os equipamentos, devendo o seu uso, de fato, ser moderado.

Desde a década de 1980, portanto, o Estado brasileiro vem se valendo do teor desse elemento como um modo de classificar os tipos de combustível.

Cabe fazer um breve comentário e dizer que este não é o único critério para a classificação, como veremos mais para a frente, mas é, de fato, muito importante.

Entre outras coisas, quando o enxofre se acumula num motor ou outro equipamento, em médio ou longo prazo, ele pode deteriorar o mesmo, afetando a sua eficiência térmica.

Além disso, durante a combustão, ele libera na atmosfera gases como o dióxido de enxofre, que é extremamente prejudicial.

Logo, o que não falta são motivos para reduzir a sua presença!

Usos do diesel S500 e diesel S10

Em vista dessas características, a  Agência Nacional do Petróleo, Gás Nacional e Biocombustíveis, que é o principal órgão regulador aqui, estabelece os usos do diesel S500 e S10.

Logo, seu emprego é especialmente rodoviário, podendo ser utilizado em veículos automotivos (caminhões, ônibus, etc.), máquinas agrícolas, máquinas de construção, máquinas industriais e outros.

Outros critérios de classificação

Por fim, quando tratamos de óleos combustíveis de petróleo, a primeira forma de caracterização empregada aqui é em relação a sua viscosidade.

Em linhas gerais, isso importa, pois ajuda a definir a velocidade com que eles irão se mover dentro de tubulações, válvulas, etc., podendo estabelecer qual é melhor para cada coisa.

Logo, a partir desse dado dividimos-os em dois grupos: os óleos combustíveis pesados, que tem um menor nível de viscosidade, e os óleos combustíveis leves, que possuem um maior nível de viscosidade, que é o caso do diesel.

Logo, este pode ser caracterizado pelo nível de enxofre, fluidez e diversos outros fatores, a depender das expectativas e necessidades da indústria, do mercado, dos usuários, etc.

Assim, esperamos ter diferenciado o óleo diesel comum do óleo diesel S10, assim como apresentado outras formas de diferenciação dos combustíveis.

Se você gostou desse conteúdo e deseja saber mais a respeito desse tema, não deixe de conferir também nossas outras publicações!

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