Quando o acesso à energia elétrica falha ou é dificultado por motivos geográficos ou tecnológicos, os geradores de energia se tornam uma boa solução. Capazes de transformar outras fontes de energia em energia elétrica, esses geradores são classificados conforme o tipo de força que os movem.
Desse modo, os geradores mecânicos são os mais acessíveis, eficientes e utilizados e sua fonte de energia pode ser variada, como, por exemplo: através de combustíveis orgânicos ou de forças externas, como o vento, a água ou até mesmo o vapor (fluidos aquecidos).
Neste artigo vamos falar dos geradores mecânicos movidos por combustíveis fósseis, pois estes ainda representam os geradores de maior acesso no mercado. Dentre eles, há o gerador a diesel, a gás natural e a gasolina. Para saber qual melhor se adequa à sua necessidade, vamos explorar as vantagens e desvantagens de cada um:
Gerador a gasolina
Os geradores a gasolina costumam ser equipamentos de menor porte utilizados para a geração esporádica de energia em residências e pequenos comércios.
Vantagens:
- Proporciona menos barulho durante sua operação;
- Menor porte.
Desvantagens:
- Recomendado o uso apenas para casos raros e de tempo não prolongado de queda de energia;
- Gasolina é um combustível notoriamente mais caro.
Gerador a gás natural
Menos utilizados, os geradores a gás exigem uma rede de distribuição de gás natural disponível onde forem instalados.
Vantagens:
- O gás natural representa um combustível mais limpo e barato quando comparado a outros combustíveis não renováveis (como o diesel e a gasolina);
- Os níveis de emissão são inferiores ao diesel e a gasolina;
- Pode ser facilmente utilizado e adaptado para reaproveitamentos térmicos, como a cogeração (vapor, água quente ou aquecimento de óleo).
Desvantagens:
- Apesar das menores emissões, o odor do escape é extremamente desagradável;
- Sua instalação exige um local com rede de distribuição de gás natural disponível;
- Como o gás natural não pode ser armazenado junto ao gerador, desastres naturais podem afetar os sistemas de fornecimento e, consequentemente, disponibilidade da rede;
- O gás natural apresenta maior risco de incêndio quando comparado ao diesel;
- O motor e o sistema de controle do gerador a gás são mais exigentes, tornando-os mais caros quando comparados aos geradores a diesel.
Gerador a diesel
Os geradores a diesel são conhecidos por sua alta potência e, portanto, recomendados para casos em que o uso da energia gerada será contínuo. Costumam ser empregados nos locais em que a energia elétrica é imprescindível, como em obras; hospitais; supermercados; eventos esportivas e festivos etc.
Vantagens:
- O uso do Diesel proporciona economia na reposição do combustível que possui um custo menor que o da gasolina;
- O combustível utilizado proporciona ao equipamento maior durabilidade e maior intervalo entre as manutenções;
- Podem ser utilizados para fornecer energia em locais em que não há rede elétrica ou como um back up em caso de emergência;
- O diesel representa um combustível de fácil acesso e portabilidade;
- Menor inflamabilidade que as outras fontes supracitadas;
- Apresenta maior disponibilidade de técnicos de manutenção qualificados, por ser o tipo de gerador mais utilizado no mercado;
- Apresenta maior opções de fornecedores de combustível;
- Apresenta maior disponibilidade de modelos de geradores e em várias potências.
Desvantagens:
- O diesel tem níveis de emissões elevados;
- Para o cumprimento devido à legislação em vigor, torna-se necessário a adição de um sistema de filtragem no gerador a diesel que pode encarecer o custo final.
Leia também: O que você precisa saber antes de comprar um gerador?
Importante a se considerar
Vale ressaltar que em termos de confiabilidade do equipamento; tecnologia embarcada; segurança operacional e qualidade do equipamento, o gerador a diesel, a gás e à gasolina são similares, conforme avaliação de especialistas na área. O que vai diferenciar é o estudo de cada realidade que dirá qual gerador é o mais apropriado.
Se a preferência for de geradores a diesel, conte com a Carboroil!
E aí, já sabe qual gerador adequa-se mais ao seu uso? Lembre-se que aqueles que optarem em utilizar o gerador a diesel poderão sempre contar com a Carboroil para abastecimento. Com a Carboroil você tem a garantia de um combustível de qualidade e, portanto, de maior durabilidade do seu equipamento.