
Brasil lidera uso de etanol no setor marítimo offshore
A primeira conversão do mundo de um motor marítimo para operar com diesel e etanol foi anunciada por uma empresa brasileira, reforçando o protagonismo nacional na transição energética. Nesse sentido, o projeto pioneiro, apresentado pela Companhia Brasileira de Offshore (CBO), mira na descarbonização do setor naval com aplicação prática e escalável — uma inovação com forte impacto nas operações offshore de alto desempenho.
Motor marítimo com diesel e etanol: marco tecnológico
Durante a feira Nor-Shipping 2025, na Noruega, a CBO revelou o início do Projeto Etanol, que adaptará motores marítimos de grande porte para operar com mistura fixa de diesel e até 40% de etanol. Além disso, essa é a primeira conversão do tipo no mundo envolvendo o modelo MaK M 32 C. A previsão é que o motor entre em operação até 2027, após instalação, testes e comissionamento.
Parceria estratégica fortalece inovação
O desenvolvimento é fruto de uma parceria entre CBO, Sotreq (distribuidora Caterpillar no Brasil), Caterpillar/MaK (fabricante global) e HAV Design (empresa de engenharia naval). Dessa forma, o projeto busca validar a operação em um navio real sem comprometer sua disponibilidade, convertendo apenas um dos motores da embarcação.
Redução de emissões com etanol brasileiro
A expectativa é uma redução líquida de 15% a 20% nas emissões de CO₂, operando com 35% a 40% de etanol. Além disso, o diferencial é o uso do etanol brasileiro, conhecido por sua baixa pegada de carbono — até 90% inferior ao de combustíveis fósseis, especialmente quando derivado de cana-de-açúcar de segunda geração.
Adaptação exige novos sistemas de segurança
Para viabilizar o uso do etanol, a embarcação passará por modificações em:
Sistema de combustível
Ventilação e contenção
Detecção de gases
Essas mudanças seguem padrões internacionais de segurança para combustíveis com baixo ponto de fulgor.
“É a primeira conversão no mundo de um motor MaK M 32 C para operação com mistura fixa de diesel e até 40% de etanol, um marco tecnológico global na busca pela descarbonização do setor marítimo, sendo a primeira aplicação global de etanol como combustível renovável em um motor marítimo de grande porte em operação comercial. Até então, nenhuma iniciativa havia adaptado motores marítimos para operarem com esse tipo de sistema dual-fuel”, explica André Trintini, Coordenador de Inovação na CBO.
Etanol no diesel: solução imediata para o setor marítimo
O uso de etanol no diesel apresenta diversas vantagens:
É renovável e de origem nacional;
Aplica-se por retrofit em motores existentes;
Reduz emissões sem comprometer desempenho;
Tem produção consolidada no Brasil;
Essa alternativa fortalece o compromisso com operações mais sustentáveis no setor offshore, sem necessidade de substituir toda a frota.
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