A manutenção preventiva é um ponto importante para se evitar falhas no gerador de energia. No entanto, uma falha imprevisível pode acontecer por uma série de motivos. Para ajudar você a descobrir os principais motivos que resultam em falhas no gerador e ficar atento a pontos importantes no seu sistema, fizemos este artigo. Vamos lá?
Ar no sistema de combustível
Quando o gerador de energia fica muito tempo sem operar, algum ar pode entrar no sistema, ocasionando falhas na partida do equipamento. Para evitar que isso ocorra, é importante acionar o gerador semanalmente, mesmo que por um curto período de tempo. Este hábito também ajuda a manter todo o sistema em melhores condições de funcionamento e a identificar possíveis falhas precocemente.
Veja também: Consumo de diesel para geradores: saiba o que influencia e como calcular.
Vazamento de combustível
Os vazamentos podem ocorrer em sistemas que não passam por cuidados periódicos ou que estão expostos às ações do tempo em locais inadequados. Isto pode causar rachaduras nas mangueiras e válvulas por onde o combustível passa. O vazamento de combustível, além de trazer riscos de incêndio, pode ocasionar o problema anterior de ar no sistema, causando ainda mais falhas no gerador.
Falha na bateria
A maioria das falhas no gerador são causadas por problemas na bateria. Estes, são comumente causados pelo acúmulo de sulfatos nas placas da bateria. Comprar baterias seladas evita que isso aconteça, mas mesmo assim, é necessário prestar atenção nas orientações do fabricante para manutenção e trocas.
Carbonização
Geradores operados em baixa carga por um longo período de tempo, acumulam sobras de combustível em forma de partículas carbonizadas e outros resíduos como óleo, água condensada e outros ácidos. Para fazer a limpeza do sistema e evitar falhas no gerador, é recomendado que o motor opere em plena carga por algum período de tempo para queimar o excesso de combustível.
Considere também fazer a limpeza do tanque de combustível. Em geradores a diesel, essa é uma prática fundamental para garantir o bom funcionamento do sistema e evitar o acúmulo de impurezas e da borra do diesel.
Veja também: Limpeza do tanque de combustível: fazendo o diesel render mais.
Problemas com disjuntores
Caso haja falhas no gerador devido a um disjuntor desarmado, você deve procurar investigar o motivo que o levou ao desarme. Desse modo, você poderá atuar na raiz do problema e solucioná-lo. Forçar o religamento pode ser extremamente prejudicial ao sistema, que agiu de maneira preventiva para deter uma sobrecarga ou outros riscos.
Pronto para deter as falhas no gerador?
Agora que você já sabe os 5 principais motivos de falhas no gerador, é hora de cuidar de cada um dos pontos mencionados para evitar problemas. Cuidar da renovação do combustível e fazer a manutenção preventiva é fundamental para que o gerador funcione sempre que for preciso! Jamais esqueça de verificar a parte elétrica de saída do gerador, que é bastante negligenciada e muito importante.
Limpeza dos tanques com fornecimento de diesel: conte sempre com a Carboroil!
Quer saber mais como a Carboroil pode te ajudar na manutenção de tanques de combustível de geradores e outros serviços? Entre em contato conosco! Nossa equipe está à disposição para lhe ajudar. Conheça também o Diesel Express, que fornece diesel 24 horas por dia para todo o estado de São Paulo!