Estamos vivendo em um mundo que é cada vez mais dependente de energia. Seja para manter as luzes acesas, carregar o celular, ou para manter a linha de produção de uma fábrica rodando, a energia se tornou um recurso fundamental tanto para nossa vida cotidiana quanto para o funcionamento de basicamente qualquer coisa ou lugar. E é aí, que os geradores de energia se tornam importantes.

Os sistemas elétricos estão sujeitos a falhas. Prova disso são os diversos casos de apagão que já aconteceram no país e em tantos outros lugares do globo. Essas situações são extremamente perigosas, pois existem locais que não podem ficar sem energia nem por um segundo, como é o caso de hospitais e grandes indústrias, onde a falta de energia pode custar vidas e grandes perdas. 

Para evitar esse tipo de problema e manter o bom funcionamento das máquinas, foram criados os geradores de energia. Nas próximas linhas, explicaremos o seu funcionamento. Fique ligado!

Gerador de energia: entendendo o conceito

O gerador de energia, embora tenha esse nome, não cria energia de fato; ele a transforma. É um equipamento que converte a energia de qualquer natureza (mecânica, química, solar etc) em energia elétrica, por meio da queima de combustíveis.

É utilizado para abastecer as necessidades energéticas de certo local, seja como fonte principal ou complementar. Seu uso é indispensável em lugares que precisam manter máquinas e outros recursos funcionando a todo momento, como hospitais, eventos, supermercados e frigoríficos, grandes indústrias etc.

Como esses locais demandam uma grande força elétrica, os geradores utilizados costumam ser movidos a diesel. Isso porque eles são muito mais potentes que os geradores a gasolina, e podem ser usados por horas, semanas ou simplesmente até que o funcionamento da fonte primária de energia volte (desde que se abasteça e faça manutenções periódicas, é claro). 

É desse tipo de gerador que iremos tratar melhor neste post.

Como funciona um gerador de energia a diesel

funcionário-carboroil-caminhão-diesel

O gerador é um equipamento que possui, basicamente, três partes: um alternador, um tanque de combustível e um motor. O motor é o responsável por ligar o aparelho e pode ser movido a diesel, gasolina ou energia elétrica. 

O bom funcionamento de um gerador de energia passa por três etapas:

Queima do combustível

Essa é a primeira etapa do processo. Ela acontece no motor do gerador, também chamado de sistema de ignição. No motor, o ar dentro do gerador é sugado até sua compressão e em seguida é injetado o diesel. O combustível em contato com o ar gera altas temperaturas que causam a sua combustão, resultando no ligamento do gerador. 

Troca de energia

A ação de queima do combustível movimenta um eixo central, gerando energia mecânica. Com a ajuda do alternador, a energia mecânica se transforma em energia elétrica. Esse processo utiliza o mesmo princípio físico básico da indução eletromagnética, no qual a corrente elétrica flui e cria um campo magnético que induz a movimentação de elétrons, resultando em corrente alternada.

Abastecimento

Para que o gerador de energia continue funcionando, é preciso que o equipamento seja abastecido com certa periodicidade. Para garantir que o gerador funcione por bastante tempo sem complicações, alguns cuidados devem ser tomados:

  • Manter o gerador completamente longe de produtos inflamáveis;
  • Não encostar no equipamento quando você (ou ele) estiver molhado, pois isso pode causar choques elétricos;
  • Guardar o gerador em lugares que possuem boa ventilação, por conta dos gases tóxicos que são liberados na queima do diesel.

Uma recomendação importante é ter sempre por perto um extintor de incêndio, caso algo dê errado. E o mais importante: o processo de abastecimento deve ser feito apenas por profissionais qualificados e autorizados, para evitar danos. Conte com a Carboroil nessa missão!

banner-guia-geradores-energia

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar este site, assumiremos que concorda com nossa Política de Privacidade.