Os veículos movidos a diesel fabricados até o ano de 2012 utilizavam o diesel S500 como combustível. Ele possui essa nomenclatura, pois contém 500 partes por milhão de enxofre, teor máximo dessa substância. Ele não possui nenhum tipo de aditivo e se caracteriza por uma coloração vermelha, por conta de um pigmento obrigatório pela ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – para diferenciá-lo do seu irmão mais novo, o diesel S10.
A utilização do diesel S500 é recomendada apenas aos veículos fabricados até 2012, pois pode trazer riscos aos motores dos veículos fabricados após essa data. Quer descobrir que riscos são esses? Continue lendo!
Leia também: Diesel S10, S500 e Biodiesel: afinal, quais as diferenças?
Riscos do uso do diesel S500
Atraso na ignição
O índice da substância cetato, presente no diesel, pode determinar um melhor desempenho na ignição e combustão do veículo. O diesel S500 possui o menor índice, de apenas 42, enquanto o diesel S10 apresenta o índice de 48. Por esse motivo, o diesel S500 traz uma menor qualidade ao desempenho do motor.
Danos ao catalisador
O alto teor de enxofre presente no diesel S500 pode entupir o filtro dos catalisadores, levando a paralisação do sistema.
Formação de ácido sulfúrico
Nos motores com EGR, (Recirculação dos Gases de Escape), a reação do enxofre com a água e o calor forma ácido sulfúrico. Essa substância irá corroer os componentes internos e danificar o motor. Como o S500 é o diesel que mais tem enxofre, ele é altamente prejudicial para motores com EGR.
Risco de Crime Ambiental
Além dos riscos ao motor que podem prejudicar o seu veículo, utilizar o diesel S500 em motores fabricados depois de 2012 pode ser considerado crime ambiental em casos de identificação em abordagens. Segundo a legislação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a penalização pode ser de um a quatro anos de reclusão e o autor da ação pode ser encaminhado à Polícia Civil da Comarca do local no flagrante.
Confira também: 10 DICAS PARA REDUZIR O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DA SUA FROTA.
Vantagens do diesel S10
Uma vez que é proibido utilizar o diesel S500 em veículos fabricados após o ano de 2012, sob risco de responder a crime ambiental, além de perder o motor do veículo, a solução é utilizar o diesel S10, que traz vantagens em relação ao S500. Quais vantagens são essas?
Menor impacto ambiental
Além de uma quantidade muito menor de enxofre, o diesel S10 também contém em sua composição a adição de 10% de Biodiesel, reduzindo assim a emissão de partículas tóxicas ao ambiente, diminuindo o impacto ambiental.
Limpeza do sistema de combustível
O diesel S10 também possui uma grande capacidade de solvente de impurezas, por conta de uma presença maior de hidrogênio. Ele limpa o sistema de combustível (bomba de gasolina e filtro), diminuindo a corrosão de suas peças.
Melhor desempenho do motor
O índice de cetato em 48, maior que o do diesel S500, dá ao diesel S10 uma capacidade de melhorar o desempenho do motor, sua ignição e combustão
Solicite o seu diesel agora
Seja para abastecer seus tanques tanto com o diesel S500 o diesel S10, conte com a Carboroil! Somos o seu fornecedor de diesel 24 horas, com caminhões adaptados para o local e a quantidade que você precisa! Peça agora mesmo!