Por ser, em geral, mais caro do que o óleo diesel comum, muitas vezes as pessoas se questionam se vale realmente a pena comprar o óleo diesel aditivado.

Isso porque o óleo diesel por si só é um dos combustíveis mais conhecidos e utilizados e a distinção entre os mesmos muitas vezes não fica tão evidente assim.

Além de tudo, se tem a disposição muitos outros combustíveis com nomes, funcionalidades e preços tão distintos que fica difícil saber qual é o melhor para o abastecimento.

Tendo isso em mente, nesse artigo iremos explicar um pouco mais a respeito desses temas e responder: afinal, o óleo diesel aditivado vale realmente a pena ou não?

Confira a seguir:

Entenda melhor: óleo diesel comum e óleo diesel aditivado

Como dito anteriormente, o óleo diesel é um combustível muito conhecido e facilmente encontrado no mercado.

Contudo, antes de tratarmos propriamente dele ou sequer do óleo diesel aditivado é importante definirmos muito bem os processos de feitura dos mesmos.

Sendo assim, de antemão, reforçamos que os dois são obtidos através do petróleo, sendo resultado de um método de refinação desse elemento.

Por sua vez, o petróleo é entendido como um óleo natural de coloração escura, que pode ser encontrado a várias camadas abaixo do nível do solo, em bacias sedimentares.

Cabe, então, comentar que o mesmo é formado a partir da aglutinação de uma série de resíduos orgânicos, ao longo de milhares de anos, que estavam submetidos a uma pressão específica.

Assim, para a sua retirada e fabricação de seus derivados é necessário um grande aparato técnico, de modo que todo esse procedimento tende a levar um tempo considerável.

Dito isso, com o petróleo extraído, para se fazer o óleo diesel, este óleo deve passar, como mencionado anteriormente, por um refino, que também é conhecido como destilação fracionada.

Aqui, basicamente, consiste na separação dos componentes da mistura a partir de seu ponto de ebulição, que é a temperatura em que uma dada substância passa do estado líquido para o gasoso.

Neste caso específico, portanto, a separação ocorre quando esse valor entra na faixa dos 220° aos 380°, dando origem ao óleo diesel.

A respeito da composição desse combustível, podemos encontrar, especialmente, hidrocarbonetos, além de elementos como o enxofre, o nitrogênio e o oxigênio, sendo relativamente complexo.

Outras características desse óleo são o seu aspecto límpido, o cheiro forte e específico e o fato dele ser inflamável

Feita essa introdução, o que diferencia o óleo diesel comum do óleo diesel aditivado é que o segundo é resultado da soma do primeiro com um conjunto de aditivos químicos, gerando um produto de melhor qualidade e desempenho.

Neste podemos encontrar, por exemplo:

  • Anticorrosivos:

Como o nome indica esse é o principal responsável por evitar a corrosão das partes metálicas de um dado sistema de combustível, ajudando, desse modo, na sua preservação.

  • Antiespumantes:

Por sua vez, os antiespumantes evitam a formação de espuma no tanque no momento do abastecimento, garantindo que a ação se dê de forma mais rápida e completa, já que não há a perda de espaço devido a sua formação.

  • Desemulsificantes:

Já os desemulsificantes são úteis para impedir a emulsão do óleo com a água, o que facilita o processo de limpeza e, consequentemente, conservação do tanque.

É válido comentar, portanto, que esses elementos irão variar principalmente de fabricante para fabricante, havendo a necessidade de se informar melhor para escolher aquele que mais se encaixa nas suas expectativas.

Logo, é esse fato que justifica também que o seu valor esteja acima do do óleo diesel comum.

Ainda: é normal que, devido a campanhas publicitárias, o mesmo apareça com outros nomes, o que reitera então a necessidade de se fazer uma pesquisa antes da sua utilização.

Para isso, há órgãos como a Agência Nacional do Petróleo, Gás Nacional e Biocombustíveis, conhecida como ANP, que dispõe de uma série de informações a respeito e acaba sendo realmente muito útil. Vale a pena dar uma olhada!

Mas, afinal, como diesel aditivado pode ser utilizado?

Um último adendo necessário é que o óleo diesel aditivado (e o comum também!) é utilizado, principalmente, para o transporte rodoviário e nas indústrias.

Assim, no Brasil, ele está muito ligado ao transporte de cargas, sendo excelente para caminhões. Contudo, é frequente que ele seja empregado também em ônibus e furgões, por exemplo.

Na indústria, por outro lado, a sua ação é outra, garantindo ele o funcionamento dos geradores elétricos para o aquecimento de caldeiras.

Impressionante, não é mesmo?

Dito isso, no geral, a opção pelo óleo diesel aditivado está associada ao entendimento de que é necessário auxiliar na preservação e manutenção de um dado motor para um desempenho melhor e aumentar a durabilidade.

Se você gostou desse conteúdo e deseja saber mais a respeito desse tema, não deixe de conferir também nossas outras publicações!

Precisando de Diesel?

Você já sabe com quem contar. Fale com a Carboroil, a sua TRR de Diesel 24 horas para atender às suas necessidades sempre que precisa! Entre em contato agora!

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar este site, assumiremos que concorda com nossa Política de Privacidade.